Soluções Para Seu Lar


Chegou à hora de uma revisão no seu sistema elétrico!

                    Sua casa foi construída há mais de dez anos? Algum morador já levou choque? Você utiliza benjamins para ligar mais de um aparelho por falta de mais tomadas nos ambientes? Se pelo menos uma das repostas foi sim, atenção: seu imóvel precisa de um exame completo com profissionais especializados em todo o sistema elétrico, antes que acidentes ocorram. Diferentemente do que se acredita, as lesões mais severas associadas à eletricidade não são causadas somente por correntes de alta voltagem. Uma descarga de 110 volts ou 220 volts também pode ser fatal.

                    A modernização e a comodidade trouxeram os riscos. Uma enorme mudança de consumo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos ocorreu da década de 1980 até hoje. Uma cozinha, que exigia somente a ligação de equipamentos básicos, como geladeira, fogão e, de vez em quando, liquidificador, hoje precisa suportar ainda forno de micro-ondas, máquina de lavar louças, coifa, cafeteira, sanduicheira, torradeiras...


Construções Antigas

                        Os sistemas elétricos dos imóveis mais antigos não foram instalados pa­­ra receber muita carga, como ocor­­re nas novas construções – um dormitório hoje tem uma média de cinco to­­madas, quando antigamente eram apenas duas. As pessoas costumam usar benjamim ou extensão para resolver, mas pode sobrecarregar e causar acidentes graves.

                       É comum equipamentos com muita potência estarem instalados em circuito de menor carga. Um dos sinais é o cheiro de queimado, que indica aquecimento excessivo nos condutores, tomadas ou plugues, diz o engenheiro eletricista. Instalações antigas, além de perderem capacidade de isolação elétrica nos condutores, podem sofrer danos com o tempo e não mais suportar a carga adicional de equipamentos elétricos que instalamos na edificação.


Como economizar Energia

Fiação elétrica

*      Revisões periódicas são importantes na manutenção da fiação elétrica e na prevenção de fugas de corrente (providencie, pelo menos a cada 5 anos).
*      Benjamins e extensões sobrecarregam a rede elétrica e oferecem riscos de incêndio. Não utilize.


Ferro elétrico

*      Acumule roupas para passá-las de uma única vez e evite usar o ferro nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados para não sobrecarregar a rede elétrica.
*      Os tecidos delicados podem ser passados com o ferro já desligado, aproveitando o calor do aparelho. Prefira o ferro a vapor, é mais econômico.

Geladeira e Freezer

*      Descongele regularmente o refrigerador, pois as camadas de gelo impedem a circulação do ar frio, consumindo mais energia.
*      Instale em lugares ventilados e abrigados de fontes de calor, como o fogão.
*      Programe um espaço mínimo de 15 cm nas laterais, acima e abaixo do aparelho, no caso de instalação entre armários e paredes.
*      Regule o termostato observando a estação do ano.
*      Faça o teste do papel. Se ele deslizar pela borracha, é hora de trocá-la.
*      As prateleiras do refrigerador devem permitir a livre circulação do ar frio, por isso nada de forrá-las com plásticos ou papel.
*      Deixe os alimentos quentes esfriarem um pouco antes de guardá-los.
*      Abrir o refrigerador com freqüência desperdiça energia.

Chuveiro elétrico

*      Prefira usar a chave de temperatura do chuveiro na posição verão, que consome 30% menos energia.
*      Cinco minutos são suficientes para um bom banho.
*      Os orifícios de saída de água do chuveiro devem ser limpos regularmente. Melhora a vazão de água e economiza energia.
*      Desligue o chuveiro ao se ensaboar ou lavar a cabeça.

Iluminação

*      Abra as janelas e aproveite a luz natural.
*      Pinte as paredes em cores claras, que refletem luz e dispensam o uso de lâmpadas de alta potência.
*      Limpe as luminárias e lustres. O acúmulo de pó reduz o nível de iluminação. Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e iluminam tão bem quanto às incandescentes.
*      Para os lugares de leitura ou trabalhos manuais, prefira a iluminação dirigida, de maior potência.
*      Para usar o computador, a sugestão é a iluminação indireta.
*      Células fotoelétricas são ideais para ambientes externos, pois se desligam automaticamente de acordo com a luminosidade do dia.
*      As lâmpadas de vapor de sódio também têm grande poder de iluminação além de consumir menos energia se comparadas com as de mercúrio

Climatização

*      Escolha o aparelho de acordo com a metragem do cômodo e observe se ele possui o selo Procel.
*      Mantenha as janelas e portas fechadas.
*      O ventilador de teto é mais econômico que o condicionador de ar.
*      Além de causar alergias e problemas respiratórios, filtros com sujeira dificultam a passagem do ar e sobrecarregam o motor.

Outros Aparelhos                                                           

*      Os novos modelos de televisores consomem menos energia que os antigos.
*      Só desligue o computador quando não for usá-lo por, pelo menos, 30 minutos. O processo de acionamento e desligamento dispende muita energia e diminui a vida útil do computador.
*      Já o monitor é uma das partes do computador que mais consome energia. Se quiser fazer uma pausa, procure desligá-lo.
*      Os monitores de cristal líquido consomem metade da energia dos tradicionais (tubo) e impressoras a jato de tinta consomem menos energia que as impressoras a laser.
*      Ligue impressora, copiadora ou secretária eletrônica somente quando necessário. Mesmo em stand by consomem energia.
*      Consulte o manual de instruções do seu telefone celular para certificar-se do período necessário para recarga e procure não exceder o tempo estipulado.
*      Utilize a torneira elétrica quando necessário e antes de ligá-la ensaboe toda a louça.
*      Use a máquina de lavar louça ou roupas quando juntar a quantidade suficiente de peças e consulte o manual de instruções para saber a quantidade exata de sabão ou detergente. Limpe periodicamente os filtros.

E no condomínio...

*      Sugira a adoção de rodízios de funcionamento dos elevadores nos períodos de menor movimento.
*      Conscientize os usuários de bons hábitos como respeitar o limite máximo de capacidade, a apertar o botão de chamada somente uma vez e dispensar o uso quando for precisar descer ou subir poucos lances de escada.
*      Substitua lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas nos escritórios, garagens e almoxarifados.
*      Também aproveite a iluminação natural e desligue as luminárias das dependências ociosas ou meramente decorativas.
*      Verifique a possibilidade de fazer rodízios na iluminação de garagens, áreas externas ou corredores sem comprometer a segurança.
*      Os motores-bomba dos sistemas de água consomem energia, por isso observe a quantidade suficiente de água e regule o nível automático da bóia. Além disso, as manutenções periódicas nos sistemas de suprimento de água são importantes para se verificar a existência de vazamentos e o estado do eixo do motor (bomba d´água).
*      Novas rotinas de trabalho podem representar uma economia de até 80% no consumo de energia. Concentrar o trabalho em áreas específicas, desligar aparelhos e luzes das salas ociosas e realizar a limpeza por andares são boas alternativas de economia.

Horário de Pico

                  O chamado horário de pico é o momento em que o consumo de energia elétrica é mais alto, geralmente entre 18 e 21 horas, quando as pessoas usam com mais freqüência chuveiros e eletrodomésticos. Você pode contribuir, como consumidor e como cidadão, para que a energia elétrica não falte. Um pequeno esforço, por parte de cada cidadão, trará benefícios ao meio ambiente e garantirá o conforto de todos.